LEIA COM ATENÇÃO
O Programa tem como objetivo prevenir situações de risco social e pessoal utilizando como
principal ferramenta a capacitação musical de crianças e adolescentes.
Uma vez admitidos no Programa, os beneficiários recebem capacitação básica que os habilita a compreender
o fascinante mundo da música e a tocar um dos instrumentos peculiares ao gênero ‘banda’. Portanto,
a metodologia de trabalho divide-se em três níveis de capacitação:
1º Nível: Teoria e percepção musical com introdução instrumental (flauta doce) e ordem unida;
2º Nível: Teoria, percepção musical, oficina instrumental (oficinas de instrumentos do gênero banda de música) e ordem unida;
3º Nível: Teoria, percepção musical, oficina instrumental, prática instrumental (prática de banda musical) e ordem unida.
1. Da oficina ofertada
Como capacitação musical inicial, os beneficiários serão matriculados no 1º nível onde
participarão das oficinas teóricas/perceptivas a serem desenvolvidas 01 (uma) vez na
semana. As oficinas tem o objetivo favorecer o processo de familiarização dos alunos com
os elementos da linguagem musical, ou seja, teoria geral da música e percepção musical,
bem como apresentá-los aos principais gêneros, estilos, artistas e movimento musicais.
1.1 Da modalidade de seleção O ingresso na oficina se dará através do preenchimento do formulário de pré-cadastro para
matrículas de 2026
e posteriormente por uma triagem realizada pela Equipe da Seção de
Prevenção Primária (SPP) do Corpo Musical (CMus) conforme disponibilidade de vagas.
1.2 Das Vagas As vagas para as oficinas (teóricas-perceptivas) serão assim distribuídas, podendo ser
alteradas conforme disponibilidade das mesmas:
• 40 vagas para o turno matutino no horário de 08 às 09h30min;
• 40 vagas para o turno vespertino no horário de 14 às 15h30min.
1.3 Dos Candidatos Estarão aptos a se candidatarem ao 1º nível do Projeto Sociocultural Banda Junior, crianças
e adolescentes de ambos os sexos com idade entre 11 e 14 anos no ato da inscrição, (nascidos entre 09/12/2010 e 19/01/2014)
devidamente matriculados em ensino regular e moradores dos municípios da Grande
Vitória.
2. Do pré-cadastro das matrículas
2.1 O pré-cadastro será realizado:
• De forma on-line, através do site www.pm.es.gov.br e estarão abertas entre os dias
01/12/2025 à 15/01/2026,
2.2 Não será aceita a realização do pré-cadastro:
• Extemporâneas;
• Por e-mail;
• Por WhatsApp;
• Por telefone;
• Outro meio de comunicação.
3. Do processo de triagem das vagae Resultado
Após o acesso dos formulários de pré-cadastros para matrículas de
2026
, pela Equipe da
SPP/CMus, as famílias serão contactadas no mês de FEVEREIRO DE 2026
com o objetivo de agendar a efetivação das matrículas. Estas serão efetivadas somente com a
presença do responsável legal pela criança e/ou adolescente. Além disso, será necessária a presença da criança e/ou adolescente para preenchimento do Termo de Responsabilidade do
Aluno.
3.1 Após a efetivação das matrículas não haverá troca de turno das oficinas, salvo
exceções analisadas e autorizadas pela equipe pedagógica.
3.2 O responsável que não comparecer no dia e horário agendado não terá efetivada a
matrícula de seu (sua) filho(a).
3.3 O responsável legal pela criança e/ou adolescente deverá entregar no momento da
matrícula todos os documentos indispensáveis ao cadastro. Caso haja falta de algum
dos documentos, o responsável não terá a matrícula de seu (sua) filho(a) efetivada.
4. Das matrículas
4.1 A efetivação das matrículas dos candidatos será realizada por atendimento pessoal
individualizado após contato com as famílias dos candidatos;
4.2 Os documentos exigidos para efetivação da matrícula serão:
• Uma foto 3x4;
• Cópia da Certidão de Nascimento ou identidade e CPF do beneficiário (aluno);
• Comprovante de residência atualizado;
• Declaração Escolar
2026;
• Boletim Escolar
2025;
• Comprovante de renda familiar (cópia da renda individual de todos os membros que
moram na mesma residência e trabalham por contrato ou CLT (último contra-cheque ou
carteira assinada atualizada). Os membros autônomos deverão preencher uma declaração
disponibilizada pela entidade no momento da efetivação da matrícula.
Obs.: Caso a família receba algum benefício do governo como pensão, aposentadoria,
Bolsa Família, PETI, Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outros; estes
deverão ser comprovados por cópia do documento com número do benefício e de
extratos com o valor dos mesmos.
Outras dúvidas deverão ser sanadas pelo telefone: (27) 98849-2371 de 2ª a 6ª feira das
09:00 às 17h:00min. pela Equipe da SPP/CMus.